segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Santidade é Viver de Amor!

Na noite do amor, falando sem Parábolas, dizia Jesus: " Se alguém quiser me amar, guarde fielmente minha Palavra. Meu Pai e eu o viremos visitar. E em seu coração nossa morada desça, será nosso palácio de vivo esplendor, cheio de paz, queremos que ele cresça no nosso amor"
Viver de Amor é guardar a ti mesmo,
Verbo encarnado! Palavra de meu Deus!
Ah! Tu o sabes, Divino Jesus, eu te amo!
O Espírito de amor me abrasa no fogo seu.
É te amando que o Pai posso atrair,
meu fraco coração o guarda sempre com valor;
Ó Trindade! Vós sois prisioneira de meu amor.

P 9,1.2 ( Poesia de Santa Teresinha) 

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


quarta-feira, 4 de setembro de 2019

A respiração da alma: A oração

" A oração é a respiração da alma" ( Santa Teresinha do Menino Jesus)

A oração é de extrema importância na vida de um cristão. Através da nossa conversa com Deus, colhemos milagres. Quando dispomos de um tempo para estar com Deus e deixar que Ele fale conosco, nós nos sentimos fortes para vencer as dificuldades. 
Jesus se recolhia para orar e conversar com Deus. Ele nos ensinou a oração do Pai Nosso, mostrando-nos a importância da oração. A oração é uma ligação direta ao coração de Deus. Quanto mais tivermos o costume de rezar, mais vamos tendo intimidade com o que é Sagrado e vamos conhecendo a vontade de Deus para nós e nos deixando ser moldados pela Sua Graça. 
Às vezes somos engolidos pela nossa falta de tempo e adiamos o momento de orar. Achamos que para rezar são necessárias muitas coisas ou esperamos um momento adequado para que isso ocorra: estarmos sozinhos, em um local isolado, etc... Mas não é verdade! Basta entrarmos em nós mesmos e desejarmos ESTAR com Deus. 
Santa Teresinha tinha o hábito de rezar. Fez da sua vida uma oração constante. Peçamos a ela que interceda para que sejamos fiéis na oração. Deixemos guiar pelo Espírito de Deus para que Ele mesmo nos instrua o que devemos pedir a Ele. O Espírito Santo age em nosso favor! 
Vinde, Espírito Santo! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 





quinta-feira, 18 de julho de 2019

Minha devoção a Santa Teresinha

Hoje achei interessante compartilhar como começou minha devoção a Santa Teresinha. 
Conheci Santa Teresinha em 1997, quando estava prestes a fazer 15 anos. Eu gostei muito da sua história e como Deus a conduziu em meio às dificuldades. 
Um mês após de ler o livro História de Uma Vida, meu pai faleceu. Foi inevitável relacionar sua história ao meu sofrimento naquele momento e pedir que assim como Deus a sustentou, também me sustentasse. 
Tive interesse em conhecer sua autobiografia, História de Uma Alma. Eu li e a reli! Devorei o livro e logo me senti mais encantada pela florzinha de Lisieux. Eu me interessei em comprar sua imagem e tudo o que tivesse relação com Teresinha. Fiquei impactada por sua vida e queria me aproximar cada vez mais dela e de sua história. 
Em 2001, senti que ela havia me escolhido para ser a minha amiga no céu e senti no meu coração que deveria me consagrar a ela. Pedi a um sacerdote que me consagrasse e, assim, eu me tornei sua afilhada espiritual. A ela passei a recorrer em todos os momentos da minha vida. Pedia a Santa Teresinha que intercedesse junto a Jesus e Maria por meus interesses, sofrimentos, dúvidas, quedas. E até o momento, ela tem me acompanhado! Poderia relatar as vezes que recebi rosas ou que senti odor de flores no lugar em que estive...mas, prefiro dizer do meu carinho por ela e como fui escolhida por Santa Teresinha para ser sua amiga. Ao longo de todo esse tempo, tenho repetido muitas vezes:

 Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 


sábado, 13 de julho de 2019

Santos Luís e Zélia

" Deus me deu pais mais dignos do Céu que da Terra" ( Santa Teresinha)

Os pais de Santa Teresinha, Zélia e Luís também são santos. 
Zélia era bordadeira e uma mulher piedosa e devota. Tentou entrar para a vida religiosa mas não foi aceita. Morreu ainda jovem, deixando suas 5 filhas ao encargo de seu marido, Luís. Ainda doente, realizou uma peregrinação a Lourdes, pedindo que Nossa Senhora intercedesse por sua cura. A cura não aconteceu, mas Zélia intercedeu no céu pela santidade de sua família. 
Luís era relojoeiro e homem justo e bom. Também pretendia entrar para a vida religiosa mas também não foi aceito. Levava uma vida santa. Ao conhecer Zélia, os dois se casaram. Inicialmente, a ideia era ter uma vida de irmãos, mas posteriormente, resolveram formar uma família e viverem o matrimônio. Tiveram 9 filhos. Morreram 4. As 5 meninas sobreviveram. 
A família aspirava à santidade. Criaram filhas para o Céu. Assim, todas as suas filhas escolheram a vida religiosa. Uma delas, Teresa. Mais tarde, Santa Teresinha do Menino Jesus. 
Pais santos formam uma família e santa. 
Peçamos ao Espírito Santo a graça de termos famílias santas. 
Santos Zélia e Luís, rogai por nós! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!  


terça-feira, 16 de abril de 2019

Desejar fazer a vontade de Deus

" Só tenho um desejo: o de fazer a vontade de Deus" ( Santa Teresinha)


 Não deve existir para um cristão outro desejo que não seja fazer a vontade de Deus em nossas vidas. Quando estamos em sintonia com Deus, pedimos que a vontade e o querer de Deus sejam feitos em nossas vidas. 
Claro que nem sempre conseguimos entregar a Deus nossos problemas, entregando a Ele e pedindo que Ele tudo faça, conforme a vontade dEle. 
Muitas vezes rezamos a oração do Pai Nosso, pedimos que " seja feita a Vossa vontade" mas no coração estamos pedindo que seja feita a nossa vontade. Entregar não é fácil...
Um atleta para fazer parte de uma maratona, precisa se preparar e treinar. 
Assim somos nós...precisamos treinar a nossa confiança em Deus. A primeira parte do treino é pedir a Deus que consigamos entregar a Ele nossas situações, sem querer que nossas vontades sejam feitas. A segunda parte, é o silêncio, se colocar em oração, pedindo ao Espírito Santo discernimento e sabedoria. E a terceira parte do treino é a mais difícil...é a entrega propriamente dita. Cada vez mais que treinamos, mais vamos ficando conforme queremos: a imagem e semelhança de Deus. 
Vamos aproveitar a Semana Santa para isso: entregar nossos impossíveis a Deus, como fez Santa Teresinha. 
Que Teresinha interceda junto a Jesus por você para que consiga fazer a vontade de Deus. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 
Vinde Espírito Santo! 


domingo, 14 de abril de 2019

Domingo de Ramos

Iniciamos hoje a Semana Maior, época em que celebramos a paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Cristo morreu por nós e a melhor maneira de viver esse tempo é participando das celebrações de nossa paróquia. Deixemos que sejamos envolvidos por todo esse clima e que se reflita em nossas ações com o próximo e em nosso dia a dia. Faça a via sacra, leia os textos bíblicos, reze mais, esteja em comunhão com a igreja do mundo. 
Anuncie o amor de Deus por nós! Seja canal do amor de Deus para muitos! 
Que Santa Teresinha interceda junto a Jesus por nós para que tenhamos uma Santa Semana. 
Vinde Espírito Santo, dai-nos a graça de bem viver a Semana Santa! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 


quinta-feira, 11 de abril de 2019

A vida é breve

" O pensamento da brevidade da vida me infunde coragem, ajuda-me a suportar o cansaço da longa jornada. " ( Santa Teresinha)

Confesso que nestes últimos dias tenho refletido sobre a brevidade da vida. Sempre me senti assustada ao pensar que hoje estamos, amanhã não sabemos. Nossos entes queridos amanhã podem não estar conosco...quando esse pensamento vinha à minha mente, eu sempre desviei...não me sentia confortável com esse tipo de pensamento. 
Mas, ultimamente, a brevidade da vida tem chamado minha atenção. A incerteza tem sido muito frequente e com os últimos fatos que temos acompanhado na mídia, a brevidade da vida voltou à minha mente. 
Como tenho vivido com as pessoas que me são próximas e tão queridas? Tenho dito a elas como são importantes para mim? Convido você também a se questionar e deixar que o próprio Espírito Santo lhe responda. 
Ao me deparar hoje com esse pensamento de Santa Teresinha, mais uma vez, repensei sobre esse assunto. 
É preciso pedir que Deus nos infunda um sentimento de coragem e que o Espírito de Deus nos toque a fim de vivermos a jornada da vida da melhor forma possível, de acordo com a vontade dEle. 
Que Santa Teresinha interceda por essa tão grande graça de termos um espírito corajoso, que compreendamos a finitude da vida e que sejamos impelidos pelo Santo Espírito de Deus. 
Espírito Santo, dai-nos um espírito de coragem! Vem sobre nós, Espírito Santo! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 


terça-feira, 9 de abril de 2019

A chama do amor é santificante

" A chama do amor é mais santificante do que o purgatório" ( Santa Teresinha)

Jesus é o próprio amor. Jesus nos amou até o fim, até aceitar a morte cruel de cruz. 
Quando entendemos seu amor, percebemos que Ele nos amou até o fim. Seu amor não mediu esforços . Seu amor nos santifica, faz com que cada vez que estamos mais pertos dEle, somos tocados e santificados por seu amor. 
É necessário que estejamos unidos a Ele e percebamos que Seu amor nos santifica, nos transforma. Peçamos que o Espírito Santo nos toque fazendo com que deixemos o amor de Cristo nos transformar em Sua imagem. 
Que Santa Teresinha, que se tornou totalmente consumida pelo amor de Jesus, tornando-se uma fagulha ardente do amor de Deus, interceda junto a Jesus por nós! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 


segunda-feira, 1 de abril de 2019

Provai a bondade do Senhor

" Provai e vede como o Senhor é bom"

Na liturgia de ontem, o evangelho nos convida a experimentar a bondade do Senhor na leitura do salmo.
Somente pode dizer que Deus é bom quando experimentamos e vivemos a bondade do Senhor da nossa vida. 
Quando comecei a desenvolver uma amizade com Santa Teresinha, muito me impressionou a presença de Deus na vida de Teresa. O próprio Senhor parece que se ocupava todos os dias e todos os momentos com ela. Sua bondade era constante na vida de Teresa. 
Mas para reconhecer a presença e a bondade de Deus, é preciso estar sensível aos pequenos detalhes, com os olhos apurados para enxergar Sua bondade em nossas vidas. E esse olhar aguçado é uma bênção, é graça do Espírito de Deus!
Teresinha, soube reconhecer em todos a momentos a suave presença de Deus porque estava na presença do Espírito e provou da Sua bondade em todos os momentos. 
Peçamos a Santa Teresinha a graça de reconhecer a bondade de Deus em todos os detalhes. 
Vem Espírito Santo, dai-nos olhos sensíveis à bondade de Deus! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!  


sábado, 30 de março de 2019

A mão de Jesus nos dirige

" As criaturas são degraus, instrumentos, mas é a mão de Jesus que tudo dirige." 
( Santa Teresinha)

Quando estamos unidos a Deus e percebemos que é Ele que tudo faz, as situações ficam mais fáceis de serem vividas e mesmo as adversidades, conseguem ser superadas com mais facilidade. 
Náo somos criaturas frágeis e somos instrumentos nas mãos de Deus. Somos, conforme dizia Madre Teresa de Calcutá, lápis nas mãos do Criador. Ele é quem escreve. 
Jesus é quem dirige as nossas vidas e todas as situações que passamos está sob controle dEle. 
Santa Teresinha soube viver essa verdade como uma máxima em sua vida, entregando suas vontades a Deus e tudo submetendo à Deus. 
Acredito que sozinhos também não temos nem sequer a capacidade de entregar a Deus tudo o que vivemos. Somente com a graça de Deus e a presença do Seu Santo Espírito é que conseguimos nos entregar e entregar tudo o que passamos a Deus. 
Peçamos a Santa Teresinha que ela interceda junto a Jesus para que tudo esteja submetido à vontade de Deus. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 


quarta-feira, 20 de março de 2019

A oração é um desabafo do coração

" Para mim, a oração não é outra coisa senão um olhar para o céu, um desabafo do coração"

( Santa Teresinha do Menino Jesus)

Santa Teresinha é uma das doutoras da igreja, entretanto, sua teoria não é teológica como de muitos doutores. Ela nos ensina que para estarmos em oração, não é necessário que se façam orações com palavras difíceis ou que usemos de muitos conceitos. Basta que nos deixemos conduzir pelo Espírito de Deus e, falar com nossas palavras, na simplicidade, com Deus. 
Teresinha nos ensina que para rezar é importante que estejamos dispostos a desabafar com Deus. É importante contarmos a Ele nossas tristezas e nossas alegrias, como fazemos com uma pessoa amiga.
A oração nos conduz a um estado de intimidade com Deus, ajudando-nos a permanecer nEle. Da mesma forma, Deus também fala conosco, quando nos mostramos disponíveis a ouví-lO. 
Peçamos, que nessa época de Quaresma, o Espírito Santo aja em nós, levando-nos a uma vida de profunda comunhão com Deus e que nossos corações sejam uma terra fértil para Sua palavra. 
Que Santa Teresinha interceda por nós nessa caminhada. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!  


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Suportar os sacrifícios por amor a Jesus

" Façamos de nossa vida um contínuo sacrifício, um martírio de amor, para consolar Jesus"
( Santa Teresinha do Menino Jesus)

Viver não é uma tarefa fácil, são vários os desafios e diversos obstáculos a serem superados a todo momento. Na própria Salve Rainha, dizemos que aqui é um vale de lágrimas. Na Terra, passamos por vários momentos que nos tiram do sério, como problemas de saúde, desemprego, tristezas..e é necessário se amparar naquEle que pode e nos dá a força para superarmos tudo: Deus. 
Sem Deus, tudo se torna mais difícil e passar por certos momentos se torna quase impossível. 
Quando entregamos e oferecemos nossa vida e nossas dificuldades a Jesus, e damos um sentido ao nosso oferecimento, tudo faz sentido e nos unimos a Jesus em seu martírio na cruz. 
Assim, entregamos nossos sofrimentos e nos tornamos consoladores de Jesus. 
 Santa Teresinha nos ensina que é necessário fazer de nossa vida esse contínuo sacrifício, um verdadeiro cântico de amor a Deus
Ao longo de seus 24 anos de vida, Teresinha assim viveu, entregando tudo, sem reservas, a Jesus, por se amor, tornando-se um consolo a Jesus. 
Peçamos a intercessão de Teresinha para que assim como ela, entreguemos todos nossos sofrimentos a Jesus, por seu amor. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 





domingo, 24 de fevereiro de 2019

Configurados pela Espírito de Deus

No Evangelho de hoje ouvimos Jesus dizer quais comportamentos devemos ter: ser misericordiosos, oferecer a outra face, deixar que nos levem tudo, não julgar o próximo. 
Pensei como é difícil colocar em prática o que Jesus nos pede. Como é difícil deixar que o próprio Jesus nos molde de acordo com a ação de Seu Espírito, fazendo com que sejamos parecidos com Ele. 
Ser misericordioso com todos, independente de simpatia ou antipatia, também não é tarefa fácil. Ter misericórdia é deixar de olhar o outro com um olhar de julgamento e sim, com um olhar amoroso que perdoa e compreende ao próximo. 
Por fim, não julgar o outro, pois com a mesma medida seremos julgados. Caso contrário, receber o próximo com amor e misericórdia, faz com que Deus coloque uma medida generosa em nosso colo e seremos chamados verdadeiramente de filhos de Deus. 
Santa Teresinha nos ensina através de vários atos do cotidiano como podemos ser verdadeiramente chamados de filhos de Deus. Não precisamos de grandes atos, martírios, mas, os acontecimentos do dia a dia fazem com que possamos colocar em prática o que Deus nos fala no Evangelho de hoje. 
Peçamos que o Espírito Santo faça sua obra em nós, permitindo que estejamos unidos a Ele, pois se nos afastarmos dEle, teremos as atitudes do mundo. 
Vinde Espírito Santo, agi em nós! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Avançai para águas mais profundas!

Recentemente, em uma leitura do evangelho, fiquei bastante impactada com um versículo em que Jesus dizia a Pedro que ele lançasse a rede em águas mais profundas...
Até hoje, mais de uma semana após a leitura desse Evangelho, ainda ecoa essa frase em meu íntimo..." Avançai para águas mais profundas..."
Mas, o que significa avançar para águas mais profundas? Comecei a pensar e me deparei com momentos difíceis que estamos vivendo...mas, como, em épocas atuais, onde a superficialidade é constante e nos convida incessantemente, ir para águas mais profundas? 
Acredito que ter a coragem para mergulhar em águas mais profundas seja um grande desafio..os sofrimentos estão aí e não nos faltam acontecimentos que nos convidem à incredulidade, a ficar no raso e morrer em águas que a nada nos leva. 
Avançar é estar disposto a se encontrar com Deus e a segui-lo apesar das tribulações e dificuldades. 
Santa Teresinha foi mestra em avançar para águas profundas, a vencer suas dificuldades, sua aridez e muitas vezes, descrença, para pela fé, jogar as redes e deixar que se atinja águas profundas. 
Convido hoje, apesar do que estiver passando, apesar de suas dificuldades, a avançar..a jogar as redes e a aceitar a proposta do Senhor. 
Não é uma proposta fácil...mas, eu lhe garanto que valerá a pena! Santa Teresinha acreditou, jogou as redes e se tornou uma gigante da fé! Vamos aceitar o convite? 
Avance para águas mais profundas! Jogue a rede! Confie em Jesus! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 


terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Contentes com as ocasiões de amor

"... Jesus não me ensina a contar meus atos, ensina-me a fazer tudo por amor, a não (...) Ele me dá ocasião de provar-lhe que O amo (...), é Jesus que faz tudo e eu não faço nada (...)" 

Não sei quanto a vocês, mas a vida tem me apresentado situações muito complicadas..situações difíceis mesmo, caso não tenhamos fé, complica o nosso lado. 
É exatamente nesses momentos, que tento trazer à minha memória, pela ação do Espírito Santo, que Jesus tudo faz e que não devemos deixar passar nenhuma ocasião para provarmos nosso amor por Ele. 
Faz-se necessária uma vida de abandono em Deus, entregando ao Senhor as situações pelas quais não temos força nem capacidade de intervir. É importante entregarmos nas mãos dEle e deixar que Ele se faça presente em nossas vidas. O amor é capaz disso, de nos permitir esse abandono em Deus. 
Peçamos que pela intercessão de Santa Teresinha consigamos essa graça: a de sempre entregarmos a Jesus nossas ocasiões de fraqueza e Ele tudo fará! 
Convido você a amanhã, dia 9, iniciarmos nossa novena das rosas pedindo a graça do abandono. Posso contar com você e suas intenções? 
Amanhã nos encontraremos! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Confiante na fraqueza

Quando as adversidades tomam conta e nos sentimos tristes e até mesmo abalados com as situações do dia a dia, é necessário recorrer a Deus, pedindo que Ele mesmo venha em socorro às nossas necessidades. 
Santa Teresinha usava a expressão de ser um "caniço" que se enverga e não tem medo de se quebrar. 
Temos que reconhecer que sem Deus nada somos e de que necessitamos dEle quando somos tomados pela descrença e falta de fé. Assim como nós, Teresinha também enfrentou muitas adversidades e foi firme e tornou-se uma gigante da fé. 
O que sinto que devo falar hoje, início do ano de 2019, é que peçamos a ação do Espírito Santo, fazendo com que nos tornemos dóceis e prontos a realizar a vontade de Deus em nossas vidas. O dom da fortaleza, Ele mesmo nos dará. 
Hoje relembramos também o aniversário natalício de Santa Teresinha. Ela nasceu em Alençon, França, em 1873. Peçamos que hoje Teresinha interceda por todos nós, que nos sentimos sem ânimo e com a fé abalada. Confiemos em sua intercessão! Confiemos em Deus! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!