terça-feira, 31 de março de 2015

Amar Jesus até a loucura

Todos nós cristãos devemos ter em mente a Santa Paixão de Cristo, celebração que estamos muito perto de viver e que deve nos levar a uma profunda reflexão de nossa vida e de nossas atitudes. 
Santa Teresinha viveu sua vida fazendo isso: refletindo e vivendo a Paixão de Cristo constantemente.
Quando passamos a viver de forma coerente com os ensinamentos de Cristo, mudamos nossa forma de conviver com  próximo e até mesmo com o meio ambiente. 
Nesse início de Semana Santa, sigamos o exemplo de Cristo em todos os momentos de nossas vidas. 
Que assim como Santa Teresinha possamos também dizer que " amamos Jesus até a loucura."
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


segunda-feira, 30 de março de 2015

Para sermos discípulos, temos que amar!

" Assim todos conhecerão que são meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." ( Jo, 13, 35).
Para sermos discípulos verdadeiros de Jesus, temos que pregar o amor e viver esse amor. 
Viver o amor é olhar o próximo com os olhos de Jesus. Não fazer diferença entre o próximo, amar sem distinção, perdoando e acreditando que o nosso perdão é a premissa do perdão de um Deus Misericordioso. 
Santa Teresinha foi uma verdadeira discípula! Viveu de amor! Pregou o amor! E assim fez-se uma santa, apesar de suas imperfeições como ser humano. Imperfeições, todos nós temos, porque somos seres humanos, mas, temos que ter o firme propósito em viver o que Cristo nos ensina. Por isso, Teresinha se tornou santa, porque viveu o amor de forma plena, superando suas limitações. 
Hoje, segunda-feira santa, peçamos a graça de viver o Amor. O Amor no sentido completo da palavra: Jesus, a verdadeira expressão do Amor para a humanidade. 
Que Teresinha nos ensine a sermos discípulos do Deus de Amor. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


domingo, 29 de março de 2015

Domingo de Ramos: Salve o Deus da Humildade!

Hoje iniciamos a Semana Santa. 
O Domingo de Ramos é a festa de abertura das celebrações da Semana Santa. 
Jesus montado em um jumentinho entra em Jerusalém para a Páscoa. A multidão o recebe com um hábito da época: saudando com ramos. 
Esse mesmo povo poucos dias depois, irá gritar : " Crucifica-o!". 
Mas o que mais chama minha atenção, é a simplicidade de Jesus. Ele não entra na cidade montado em um lindo cavalo...ele entra montado em um jumentinho! 
Esse o nosso rei...o rei da humildade que se faz pequeno para compartilhar de nossa pequenez. 
Essa era uma das maiores características de Santa Teresinha: a humildade, fazer-se pequeno em tudo, em todas as ocasiões. Ela mesma nos ensina: " Fiquemos nos últimos lugares, ninguém briga pelo último lugar."
Que nesse início de Semana Santa, sejamos também pequenos e humildes assim como nosso Deus se fez por nós. 
Que Santa Teresinha interceda junto a Jesus por nós!
Boa Semana Santa para todos!
Que Santa Teresinha interceda junto a Jesus para vivermos com consciência a Semana Santa!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


domingo, 22 de março de 2015

Queremos ver Jesus!

No Evangelho da liturgia de hoje, último domingo do tempo quaresmal, um versículo chama minha atenção: " Senhor, queremos ver Jesus!". 
Fiquei pensando... esse é o desejo de muitos! Até hoje! Em nome de " ver Jesus", muitas pessoas terminam até mesmo se enganando...indo pelo caminho contrário...o caminho que não leva à Jesus nem aos seus ensinamentos. 
Podemos ver Jesus em diversas situações de nosso dia: no sorriso sincero de uma criança, na sabedoria de um idoso, em uma flor que desabrocha, no afago de uma mãe. 
Enfim, podemos também contemplar a face de Jesus através dos diversos santos que nossa igreja proclama. A santidade de uma mãe de família que passa por diversas contrariedades como o assassinato de seu marido e depois de seus filhos e se faz uma irmã de caridade como Rita de Cássia, na pobreza e na simplicidade de São Francisco ou na juventude fecunda  de uma francesa, que decide se tornar carmelita aos 15 anos de idade sendo hoje um exemplo para a jovens do mundo todo: minha querida intercessora Santa Teresinha. Qual o prisma que você contempla Jesus?
Enfim, os exemplos seriam muitos, poderíamos no estender por um longo templo citando os santos que refletem a face de Cristo Jesus. 
O importante é percebermos que o grão de trigo quando morre, gera vida, como disse Nosso Senhor. 
Que Santa Teresinha, a faceta que contemplo Cristo, interceda por nós para que também sejamos reflexo de Cristo na vida de nosso próximo. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


sábado, 21 de março de 2015

Somos crianças para Deus

Santa Teresinha nos ensina que devemos nos comportar como crianças para Deus, e, assim como crianças podemos ousar a ter sonhos que muitas vezes nos parece fora de qualquer alcance, mas, "Deus não nos inspira sonhos irrealizáveis"!
As crianças são mais felizes porque não percebem que muitas vezes podem querer loucuras ou sonhar sonhos fora de propósito. 
As criancinhas confiam em seus pais e por isso, se entregam inteiramente. 
Peçamos a Deus a graça, pela ação do Espírito Santo em nossas vidas, de nos comportarmos como criancinhas nos braços do Pai. 
O próprio Jesus nos diz que as criancinhas devem ir a Ele. Cumpramos seu pedido. 
Teresinha foi mais feliz, pois percebeu o " segredo " antes de nós. 
Santa Teresinha interceda para que ajamos como crianças nesse tempo de quaresma. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


quinta-feira, 19 de março de 2015

São José

São José era uma homem justo e fiel a Deus. 
Soube receber e corresponder ao chamado de Deus e cumpriu sua missão de forma plena. 
Quando soube da gravidez de Maria, resolveu rejeitá-la silenciosamente. Mas foi avisado em sonho, por Deus, que o filho que Maria esperava era fruto do Espírito Santo e que ela não havia o traído. 
Novamente, após o nascimento de Jesus, é avisado em sonho, que fugisse para o Egito para se livrar da ira de Herodes que perseguia aquele que viria a ser o Salvador, o messias prometido. 
José guardou os bens mais preciosos que Deus possui : Maria e Jesus. 
Santa Teresinha nutria uma devoção muito sincera e verdadeira pelo patrono das famílias, São José.
Percebeu que José era digno de devoção porque foi o guardião da Sagrada Família. 
Que nós também, hoje no dia de São José, saibamos seguir seu exemplo e sermos fiéis ao projeto de Deus para nós. 
São José, rogai por nós!


terça-feira, 17 de março de 2015

Amar Jesus e como Jesus

Santa Teresinha é uma santa do amor. 
Quem já leu o livro História de uma Alma, percebe o quanto Teresa cita ao longo de sua obra a palavra " amor" ou " amar". 
Quem compreende o verdadeiro sentido de amar, ama seu próximo como a ti mesmo e vive esse amor a Jesus de forma plena. 
Teresa nos ensina com maestria a suportar um salpicado de água no rosto sem reclamar ou até mesmo se sentar sem encostar por amor a Deus. 
Teresa faz tudo por amor a Deus. 
Nesse tempo de quaresma, é importante que sejamos perseverantes no maior ensinamento que Jesus nos deixa: o Amor
Que façamos constantemente um exame de consciência perguntando a nós mesmos se estamos amando conforme Jesus nos pede. Não estamos, porque "o amor abrange todo o tempo, está em toda parte, numa palavra, ele é eterno" ( Santa Teresinha).
Que ela interceda por nós rumo à Páscoa da Ressurreição. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


domingo, 15 de março de 2015

Caminhar por um missionário

Quando Santa Teresinha já estava bem doente, ela caminhava com muita dificuldade. Quando foi questionada por uma outra irmã, respondeu que caminhava pelas intenções de algum missionário de que necessitasse. 
Hoje, nosso país passou uma série de manifestações contra tudo que temos passado no nosso Brasil. 
Faço uma proposta: que assim como Santa Teresinha, façamos também nós algum sacrifício implorando que Deus em sua infinita Misericórdia, esteja ao nosso lado, " mexendo " em nossa história para termos um futuro melhor e mais digno. 
Não faço defesa de nenhum político, nem estou contra a ninguém. Mas peço nossa oração e nosso sacrifício sincero pelo nosso Brasil. 
Peçamos que Nossa Senhora Aparecida nossa Padroeira interceda junto a Jesus por um país melhor. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, derramai uma chuva de rosas sobre o Brasil!

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 


quinta-feira, 12 de março de 2015

Invocar a Virgem Maria nas atribulações

Santa Teresinha nos ensina que a Virgem Maria é uma mãe terna que nunca deixa de nos proteger quando a invocamos. 
Invocar Nossa Senhora nos momentos de inquietação ou de tribulação nos coloca na posição que realmente somos: seus filhos. 
Nesse tempo quaresmal, onde caminhamos com Jesus por 40 dias pelo " deserto" espiritual, peçamos que Maria interceda junto a seu filho Jesus para que busquemos sempre mais Sua Misericórdia e, confiando em seu amor, cheguemos ao Domingo de Páscoa renovados pela força de Sua Ressurreição. 
Virgem Maria, interceda por nós!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


terça-feira, 10 de março de 2015

Perdoar de todo o coração

Que tema difícil o Evangelho de hoje! O perdão...
Jesus nos ensina no Evangelho de hoje que devemos perdoar sempre...setenta vezes sete!
Sempre me recordo de um detalhe da vida de Santa Teresinha que me impressiona...quando uma freira em sua comunidade que a tratava muito mal, pergunta a ela porque sendo tão antipática, Teresinha era tão solícita. Teresinha responde de uma forma surpreendente: " Por que vejo na senhora, Jesus."
Somente uma pessoa que descobriu o significado de amar e do perdão, pode dar essa resposta!
Peçamos que Santa Teresinha interceda junto a Jesus para que nesse tempo de quaresma, saibamos perdoar e ver em nosso próximo a face sofrida de Jesus. 
Santa Teresinha ensina-nos a perdoar como Jesus. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!



segunda-feira, 9 de março de 2015

Copo e dedal:qual o mais cheio?

Um dia Santa Teresinha se perguntava porque Deus não dá glória igual a todos seus eleitos no céu. 
Sua irmã Paulina, pediu que ela enchesse um dedal e um copo com água e depois perguntou qual estava mais cheio. Teresinha percebeu que os dois estavam cheios, só que cada um com a capacidade que lhe era possível. 
Deus dá a todos, pela sua misericórdia, o que nos é permitido. Nem mais nem menos. 
Mas cabe a nós perseverarmos, pedirmos que o Espírito Santo atue em nós e que avancemos em Sua graça o quanto nos for possível. 
Assim como Teresa, precisamos compreender que em Sua glória, cada um de nós tem seu lugar de acordo com nossa abertura ao Espírito. 
Que Santa Teresinha interceda junto a Jesus para que avancemos sempre mais em seu amor. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 


domingo, 8 de março de 2015

A mulher que teme a Deus

Hoje, Dia Internacional da Mulher, abro uma reflexão sobre o papel da mulher na igreja. 
Destaco a importância de mulheres que são exemplos de cristãs e de santas. 
Inclusive nossa santa, Teresinha, para a qual esse blog foi criado. 
Minha devoção a Santa Teresinha começou de forma muito natural. Ganhei de presente um livro, História de uma Vida. Esse livro foi um diferencial em minha vida cristã. Passava por um momento de vida pessoal. Meu pai estava muito doente e morreu um mês depois. Como me identifiquei com o sofrimento de Santa Teresinha e aprendi com ela a enregar meu sofrimento em união a Jesus. 
Tempo depois, me tornei sua devota e minha admiração foi crescendo a ponto de me tornar consagrada a ela!
Mulheres marcantes na história da igreja como Santa Teresa d'Ávila, reformadora da ordem Carmelita, que juntamente com Teresinha e Catarina de Sena é Doutora da Igreja. 
Mulheres marcantes como Madre Teresa de Calcutá que através de seu exemplo cristão, pregou o amor ao próximo. 
Enfim, Maria Santíssima, nossa mãe e da Igreja que intercede junto a Jesus por nossas necessidades espirituais e temporais. Co- redentora da humanidade. 
Que as figuras femininas tementes a Deus sejam exemplos para todos nós para que em nossa caminhada tenhamos em mente que a mulher que ora é o alicerce da sociedade. 
Que Santa Teresinha interceda por nós, mulheres, cristãs e com tantos desafios!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

quinta-feira, 5 de março de 2015

Entregar o sofrimento a Deus

Santa Teresinha entregava seus sofrimentos a Deus. Em tudo compreendia que o sofrimento é uma forma de união ao sofrimento de Jesus na cruz. 
Sempre repito que o sofrimento e as atribulações nos " acham"...eles sabem exatamente onde estamos. Não precisamos procurá-los!
É importante que compreendamos que nossos sofrimentos podem ser oferecidos como oblação e que almas no purgatório necessitam de nossas orações e de nossos sofrimentos. 
Façamos que essa quaresma seja um período de entrega e de união a Deus e juntos ressuscitaremos na Páscoa de Cristo Jesus.
Que Santa Teresinha interceda junto a Jesus para que nossos corações sejam transformados pelo sofrimento. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!  


terça-feira, 3 de março de 2015

A canonização de Luis Martin e Zélia Guérin

Hoje tivemos uma notícia que muito nos deixou felizes, devotos de Santa Teresinha. 
Os pais de Santa Teresinha serão canonizados em Outubro, no Sínodo das Famílias, no Vaticano. 
Que alegria uma família santa! Um pai santo, uma mãe santa, filhas santas!
Isso só foi possível porque os pais, alicerces da família, colocaram Deus em primeiro lugar. 
Deus era o norteador da família. Ele era o centro. 
Quando Deus é colocado no lugar que Ele merece e deve ocupar, tudo toma seu rumo e se acerta. 
Coloquemos Deus em nossas famílias, somente assim teremos famílias santas. 
Que Luis Martin interceda pelos pais de família para que sejam homens de bem e chefes de famílias cristãos. 
Que Zélia Guérin interceda para que as mães de família sejam mulheres santas conduzindo as famílias segundo os mandamentos de Deus. 
Que Santa Teresinha interceda para que os filhos sejam instrumentos do amor de Deus!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


segunda-feira, 2 de março de 2015

Sede misericordiosos

" Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso." ( Lc 6,36)
No evangelho de hoje essa frase muito me marcou e me fez repensar minhas atitudes. 
Logo fiz um paralelo com minha devoção por Santa Teresinha. 
No livro História de uma Alma de autoria de nossa santa, ela mesma escreve: " ...cantar as misericórdias do Bom Deus..."
Deus é misericordioso com todos, embora muitas vezes não nos demos conta disso. 
A misericórdia de Deus se manifesta na palavra de um desconhecido ou no sorriso de uma criança ou em uma flor em um campo. 
Penso que nós também podemos e devemos ser essa presença misericordiosa de Deus na vida do próximo. 
 Precisamos pedir que Deus através da presença do Espírito Santo em nossa vida, nos transforme no  concedendo-nos a graça de sermos misericordiosos.  
Que Santa Teresinha interceda para que nos transformemos em seres humanos misericordiosos, a exemplo do Pai Misericordioso. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


domingo, 1 de março de 2015

A transfiguração de Jesus no monte Tabor

No evangelho de hoje meditamos a transfiguração de Jesus no Tabor. 
A transfiguração é uma " amostra" do que vai acontecer com Jesus brevemente: a ressurreição. 
Os discípulos estavam com medo, mas, mesmo com medo queriam participar do mistério que acontecia em sua frente: Jesus em sua forma gloriosa como aconteceria depois da crucificação e três dias depois na Ressurreição. 
Jesus subiu ao monte não para se afastar dos problemas ou para fugir do que iria acontecer. Ele foi para o monte para se aproximar de Deus. 
Assim como Jesus, precisamos nos afastar constantemente para orarmos a Deus Pai para nos dar força por tudo o que passamos em nosso cotidiano.
Santa Teresinha fazia isso constantemente. Estava permanentemente em oração e quanto mais  buscava Deus, mais foi se transformando naquEle que seguia: Jesus Cristo. 
Que Santa Teresinha interceda por nós nesse tempo de quaresma  estejamos cada vez mais próximos de Deus e cheguemos no Domingo de Páscoa totalmente transfigurados. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!