terça-feira, 23 de junho de 2015

Depois das provações, desejos realizados

Santa Teresinha me encanta porque se mostra como nós, citando momentos de desânimo e de descrença...assim como nós nos sentimos por diversas vezes.
Hoje medito a frase: " Depois de muitas provações, Jesus realizou todos os desejos do meu coração..."
Quem de nós nunca passou por provações? Momentos em que perguntamos se aguentaremos o que estamos passando ou até mesmo se Deus nos abandonou?
O importante é que mesmo caindo, tenhamos força para nos levantar, acreditando que Deus nos ergue com suas mãos fortes e nos ampara. O problema não é cair, mas não podemos ficar caídos, Deus nos sustenta e precisamos acreditar nisso!
Teresa faz uma meditação: que a Virgem Maria intercedeu junto a Jesus, nas bodas de Caná e que logo, depois, Jesus realizou o milagre da transformação da água em vinho. 
Precisamos confiar! Deus nos sustenta em todas as nossas provações. 
Eu já passe por algumas situações que achei que não fosse suportar, mas, de todas e digo, todas, senti a presença de Deus em minha vida. 
Que Santa Teresinha fortaleça a nossa fé, fazendo-nos pessoas crentes no amor de Deus por nós, sempre, em todos os momentos. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


domingo, 21 de junho de 2015

Estamos perecendo!

Jesus com sua figura humana, assume nossas fraquezas, menos o pecado. Mas, se mostra cansado e como nós, sente sono e adormece. 
Os discípulos, homens ainda pouco maduros em sua fé, mostram-se inseguros e vendo que o barco estava quase naufragando, chama por Jesus: " Estamos perecendo!"
Quantas vezes, em nossas vidas, também não estamos naufragando e, com medo apavorados, achamos que Jesus está demorando em agir  ou até mesmo...que está dormindo?
Mas Jesus não adormece....Ele está deixando que nós exercitemos a nossa fé e no momento certo, Ele agirá. 
A barca também nesse Evangelho, é a prefiguração da Igreja, que navegando nos mares da vida, muitas vezes, parecendo que vai naufragar, espera que Jesus aja e grita: " Nós estamos perecendo!"
Que Santa Teresinha interceda por nós essa semana que se inicia para que em nossas tempestades, tenhamos a perseverança de esperar que Jesus " acorde".
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


terça-feira, 16 de junho de 2015

Em Ti, tenho tenho os bosques, os campos, as roseiras

" Como o cervo em sua sede ardente
suspira pela fonte borbulhante,
Ó Jesus, para Ti corro desfalecente;
para acalmar meus ardores, preciso tanto de teu pranto..." ( Trecho da poesia de Santa Teresinha)

Correr para Jesus em nossos momentos difíceis, é sempre um bom caminho. 
Podemos recorrer a Jesus, por tantos meios: através da oração, da Sagrada Eucaristia, da leitura da bíblia, pela confissão...Enfim, são tantas as formas!
Jesus está sempre ali, disposto a nos socorrer e a nos amparar quando estamos atravessando um grande problema. 
Peçamos que Deus nos dê a graça do Espírito Santo para que tenhamos força para procurá-lO em todas as situações. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


domingo, 14 de junho de 2015

O Reino de Deus se faz agora

A que podemos comparar o Reino de Deus?
O Reino de Deus é constantemente construído por nós e como nos abrimos à ação de Deus em nossa vida. 
Toda vez que nós nos mostramos abertos ao amor, à compreensão e dispostos a ir ao sentido contrário do que nos é proposto a todo momento, nós estamos permitindo que o Reino de Deus se instale. 
Santa Teresinha nos convida por seu exemplo, a fazermos com que o Reino de construa agora, por onde passarmos ou formos. 
Vale a pena nos esforçarmos para que sejamos construtores do Reino. 
Santa Teresinha viveu até às últimas consequências e sua recompensa foi a santidade reconhecida por fiéis do mundo todo. 
Peçamos que Santa Teresinha interceda junto a Jesus para que nós nos empenhemos para que a promessa de Deus se cumpra através de nós em um mundo justo e de paz, premissa do Reino de Deus já em nossa vida terrena. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Repousar sobre águas tempestuosas

" Quando Jesus dorme, viver de amor
   É repousar sobre ondas tempestuosas
   Oh! Não temas que te desperte, Senhor
   Espero em paz, do céu, as praias venturosas..." ( Viver de Amor- Santa Teresinha)

Em meio à tantas dificuldades que vivemos em nosso cotidiano, vem em nossa mente a passagem em que Jesus dormia no barco enquanto seus discípulos ficaram com medo com a tempestade que passavam. Imagino o barco balançando de um lado para outro e os discípulos apavorados...devem ter imaginado: " Jesus nem se preocupa com a tempestade que estamos passando..." Foram acordar Jesus!
Acho interessante que Teresinha nessa poesia diz que não vai acordar Jesus. Ela prefere esperar em paz, as praias venturosas do céu. E como custa, acreditar, em meio às nossas tempestades, que as maiores alegrias virão nas praias do céu. Lógico que é uma imagem, que nos dá esperança, que nos faz acreditar que o melhor virá, junto de Jesus sempre há o melhor, que sempre está por vir. 
Santa Teresinha, intercede junto a Jesus para que o Espírito Santo nos recorde que o melhor sempre está por vir, na eternidade junto a Deus. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Amor se cura com Amor!

" A doença do amor não se cura senão com amor!" ( Santa Teresinha)

Tenho uma verdadeira devoção à Santa Teresinha e tudo o que se refere à essa santa, chama minha atenção. Mas, devo confessar que os pensamentos relacionados ao Amor, tem uma atenção especial para mim. 
O mundo em que vivemos cada vez mais se afasta do caminho do amor. A lei do " dente por dente e olho por olho" parece fazer frente ao amor. 
Mas, nós, cristãos, não podemos nos deixar vencer. O amor tem que falar mais alto...em nossa vida, em nossas atitudes, no nosso coração! 
Quando passarmos a emitir amor, o nosso próximo responderá com amor!
Peçamos que Teresa interceda por nós para que preguemos o amor de Cristo aonde formos. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


domingo, 7 de junho de 2015

Agradar-se das coisas que Deus nos dá!

" Sempre me agradou o que o Bom Deus me deu." ( Santa Teresinha)
Como é bom termos um espírito agradecido! Agradecer a Deus o que Ele nos dá uma boa forma de rezar. O agradecimento nos torna sensíveis às belezas que Deus faz em nossas vidas em todos os momentos!
O problema é que damos foco às coisas que ainda não conseguimos, o que Deus ainda não veio em nosso auxílio. Por esse motivo, é bom passarmos por um momento de espera em Deus, aguardando a hora em que o próprio Deus virá em nosso socorro, pela Sua Misericórdia. 
Peçamos que Santa Teresinha interceda junto a Jesus para que tenhamos um coração agradecido e um espírito perseverante e paciente para aguardamos tudo o que Deus fará em nosso favor. Ele fará verdadeiras maravilhas! Basta que tenhamos fé! 
Dai-nos, Senhor, um coração agradecido!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


sexta-feira, 5 de junho de 2015

Jesus é tudo!

" Se és nada, não se esqueça de que Jesus é tudo!"
Não se esqueça de que nada podes fazer sem Jesus! Quando colocamos Jesus em nossa vida, quando nós o trazemos para o nosso universo, seja em nosso trabalho, em nossa família, ou principalmente em nossas tribulações, tudo se transforma! O que era velho, ruim e sem graça torna-se com um sabor especial. Jesus traz cor à nossa vida, tornando-nos pessoas confiantes, cheias de vida, cheios do Espírito Santo. 
Nós, entretanto, nada somos, estamos sempre limitados e dependentes de coisas do mundo, porque somos seres humanos e, por isso, não podemos contar com os homens. 
Teresinha, no pensamento acima, traz essa ideia de que não podemos nos esquecer: Jesus é tudo!
Que Teresa interceda junto a Jesus para que nós nos lembremos: Jesus é tudo e disso não podemos nos esquecer!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


quinta-feira, 4 de junho de 2015

O Primeiro Beijo de Jesus em minha alma!

Santa Teresinha refere-se à sua Primeira Comunhão como o " Primeiro Beijo de Jesus em minha Alma". De fato, quando comungamos, Jesus faz morada em nosso coração. " Arma sua tenda em nós fazendo com que nós nos tornemos morada de Deus. 
A comunhão, quando feita de forma consciente, faz bem à nós. Ela vai nos limpando e nos purificando, tornando-nos semelhantes à ele. 
Teresinha viveu de forma condizente a quem ela seguia: Jesus. 
Peçamos que Teresinha interceda junto a Jesus para que a cada Eucaristia, nós tornemos semelhantes àquele que comungamos: Cristo Jesus. 
Que o feriado de Corpus Chisti, hoje, não seja mais um feriado, mas, uma celebração que nos aproxima do Sagrado e do Insondável mistério da Comunhão.
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


terça-feira, 2 de junho de 2015

Jesus me toma pela mão

" A minha paz é de ficar pequena
   mesmo quando caio no caminho,
   eu posso me erguer sem pena,
   e Jesus me toma pela mão.

   Cumulando-o de carinho
   eu lhe digo que ele é tudo para mim então...
   E eu lhe redobro de ternura até
   quando ele se esconde à minha fé."  P 26,4

Que alegria ouvir que Jesus nos toma pela mão quando estamos caídos, que nos ergue em meio às nossas dificuldades dando-nos a paz prometida por Ele. 
Quando estamos no " fundo do poço", por mais difícil que pareça, Jesus está conosco e nos levanta.
Pela ação do Espírito Santo, peçamos que Deus nos cumule dando-nos paz e fazendo com que mesmo passando por dificuldades, permaneçamos de pé e sejamos capazes de louvá-lO e amá-lO. 
Que aprendamos com Santa Teresinha que viveu tantas provações, como a morte de sua mãe, doenças na infância, a dificuldade em entrar no Carmelo, as perseguições de irmãs no convento, a perda de lucidez do pai e a morte, enfim...que ela nos ensine a praticar o amor mesmo em meio às dificuldades. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Eu te amo!

Teresinha nutria um amor muito grande a Jesus. Repetia incessantemente que O amava e que o adorava e fazia com que todos ao seu redor percebessem seu amor por Jesus que se refletia no trato com o próximo. Quem ama a Deus, ama seu próximo e é incapaz de um só ato que vá contra os mandamentos que devem guiar um verdadeiro cristão. 
Peçamos que Teresa de Lisieux interceda junto a Jesus para que também nós sejamos cristãos com nossas atitudes e não cristãos ocos, sem conteúdo que só se lembram de Deus na missa de domingo ou no momento de precisão. 
Que possamos dizer como Teresinha: " Na sombra da fé eu te amo e te adoro: aguardo em paz o céu e te imploro..." 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!