quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Tudo é graça

Por meio dessa frase de Santa Teresinha, podemos aceitar, mesmo sem entender tudo o que nos aconteça. 
Quando estamos debaixo da graça de Deus, entendemos que tudo que nos acontece faz parte de um plano de Deus e mesmo que não tenhamos a resposta certa, aceitamos, porque o Amor Misericordioso de Deus nos cobre. 
Que um dia cheguemos a dizer como São Paulo: " Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm8,5).
Que Santa Teresinha nos ajude em nossa caminhada, para que tenhamos sempre a certeza de que todos os acontecimentos de nossa vida, são graças.
Santa Teresinha do Menino Jesus, Rogai por nós!


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A oração

" Para mim, a oração é um impulso do coração; é um simples olhar lançado em direção ao céu; é um grito de reconhecimento e de amor no meio da provação, como também em meio à alegria; é, enfim, algo de grande, de sobrenatural, que me dilata a alma e me une a Jesus."(Santa Teresinha)
A oração deve ser para nós como uma alimento para nossa alma, uma forma direta de estar em sintonia com Deus e Deus conosco. A partir da oração, falamos com Deus.
O espírito que não reza se expõe ao ataques do inimigo, e fica vulnerável a ofender a Deus. 
A oração nos aproxima de Deus e nos faz dóceis ao Espírito Santo.
Peçamos a Santa Teresinha que ela interceda junto a Jesus para que tenhamos o espírito aberto para a oração em todos os momentos de nossas vidas. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, Rogai por nós!


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Teresinha missionária

Ontem foi Dia Mundial das Missões. 
Santa Teresinha é a padroeira das missões. 
O que mais nos impressiona é o fato de ter sido proclamada padroeira das missões, aquela que nunca percorreu o mundo e que se enclausurou aos 15 anos de idade no Carmelo de Lisieux. Como e porquê foi proclamada padroeira das missões? 
A resposta é simples: missionário é aquele que mais ama e em nome desse amor chega às últimas consequências. 
Santa Teresinha amou e amou muito e a todos. Levou através de seu amor o amor Maior- o amor de Deus. 
Mesmo estando no Carmelo mantinha correspondências com os missionários, inclusive da Indochina. Seu coração estava voltado para o próximo e frequentemente fazia sacrifícios oferecidos a Deus pelos missionários. 
Quando estava muito doente, caminhava devagar no pátio do convento. Quando perguntada por uma irmã por que fazia isso, respondeu: "caminho por um missionário". 
Teresinha por meio de seus gestos simples e pequeninos, estava em comunhão com os missionários do mundo todo. 
Para sermos missionários, não precisamos sair pelo mundo, para lugares longínquos, basta que estejamos no lugar que Deus nos destinou: em casa, no bairro, no trabalho, mas que estejamos em missão, com o coração em Deus, dispostos a servir...dispostos a AMAR! 
Quem se propõe a amar, é missionário! 
Que Santa Teresinha interceda por nós para que tenhamos em nosso coração o firme propósito de amar o próximo, sem distinção.
Santa Teresinha do Menino Jesus, Rogai por nós! 




quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Teresa e Teresinha

Teresa D'Ávila é uma santa venerada da Igreja Católica, que nasceu em Ávila, Espanha, no ano de 1515 e faleceu em Salamanca em 1582. Mística, contemplativa, doutora da Igreja.
Foi uma das reformadoras da Ordem das Carmelitas. Possui obras importantes como " Castelo Interior" e "Caminho da Perfeição". Quando entrou para a Ordem Carmelita logo percebeu as contradições que existiam e que se fazia necessária uma modificação por completo. Fez essas mudanças de forma maestral e com muita firmeza e clareza. Foi uma mulher admirável para seu tempo. Uma verdadeira mestra da vida contemplativa e oracional.
Teresinha nutria uma devoção a Santa Teresa D'Ávila por sua força e pelos caminhos que percorria em suas orações íntimas. Entretanto, se sentia pequena quando contemplava a vida dos santos e sentia-se como um " grãozinho de areia" em meio ao grande oceano, que eram os exemplos dos santos. 
Mal sabia Santa Teresinha que com sua pequenez e com seu caminho de infância espiritual- A pequena Via, ela percorria caminhos que levariam as almas a se aproximarem de Deus, assim como os grandes Santos. 
Teresa D' Ávila e Teresa de Lisieux, são exemplos de virtudes para todos nós e que de forma diferentes, chegaram a um objetivo único: o Coração de Deus Pai.
Peçamos hoje a intercessão dessas duas grandes santas! 
Santa Teresa D'Ávila, Rogai por nós!
Santa Teresinha do Menino Jesus, Rogai por nós! 




segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A Pequena Via

Santa Teresinha nos apresenta uma via totalmente nova para atingir a santidade e dessa forma, chegar ao coração de Deus. 
É o caminho da pequena via ou da trilhazinha que é o caminho de amor e de inteira confiança em Deus. 
O amor verdadeiro a Deus faz com que tenhamos um desejo de nos submeter à Sua Vontade e tudo aceitar por seu Amor.
A própria Teresinha nos indica: " Espero tudo de Deus como uma criança espera tudo de seu pai".
Jesus mesmo diz: " Deixai vir a Mim as criancinhas, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas." (Lc 18,16). É necessário que nos assemelhemos às crianças tendo um coração puro e sensível às coisas de Deus. 
Santa Teresinha se deixou ser essa criança nos braços do Pai, entregando seus sofrimentos e confiando em seu Amor incondicional por nós. 
Que Santa Teresinha interceda junto a Jesus por nós para que também tenhamos uma confiança ilimitada em Deus. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, eu confio em Vós!



sábado, 11 de outubro de 2014

Deus tudo prevê

" Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade."
Essa frase de Santa Teresinha exprime o quanto ela acredita que Deus traça nossos caminhos e que tudo tem uma razão de ser. 
Em nossa vida, muitas vezes acontecem situações que nos desconcertam ou mesmo, nos fazem perder a noção e "desconfiar" da presença de Deus em todos os momentos. 
Faz necessária a ideia de que Deus tudo sabe e que nada, absolutamente nada ocorre sem que Deus já não soubesse que ocorreria. 
Se aconteceu alguma coisa que nos deixa sem reação ou sem entendermos, devemos acreditar que Deus já sabia que aconteceria e que Ele tem, certamente, um plano de amor para nós. Em todas as situações. 
Afinal, " Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus" ( Rm 8,28).
Confiemos na poderosa intercessão de Santa Teresinha para vencermos as dificuldades que se apresentam diante de nós. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!



sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Uma Chuva de Rosas

Santa Teresinha gostava muito de flores, principalmente rosas, as vermelhas. 
Quando era criança, e sua mãe não podia amamentá-la devido ao tumor maligno, sua mãe a confiou a uma ama de leite, chamada Rosa Taillè, em Semallè. Teresa brincava com as flores do jardim e se encantava com as cores e perfumes. 
Quando cresceu, desfolhava as rosas e jogava pétalas ao seu Bem Amado Jesus. A partir desse gesto tão singelo, Teresa expressava o amor que sentia por Deus.
Estando Teresa em seu leito de morte, já desenganada, confiou que faria cair uma chuva de rosas sobre a Terra. 
Essa "chuva de rosas" são as graças que derrama àqueles que confiam em sua intercessão. 
Que a chuva de rosas de Santa Teresinha seja derramada sob todos nós. 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!




quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Eu escolho Tudo!

Ainda muito pequena, Teresa e Celina, sua irmã, brincavam quando Leônia, já mocinha, traz uma cesta com brinquedos e pede para que as irmãs escolham quais brinquedos elas querem. Celina escolhe um brinquedo enquanto Teresa, se apodera de todo o resto da cestinha e diz: " Eu escolho tudo!".
Mais tarde, ao fazer uma revisão de sua vida, ao escrever História de uma Alma- sua autobiografia- Teresa relembra esse fato e faz uma releitura: Sim, ela escolhia tudo, não queria ser santa pela metade! Abraçava a santidade como um todo, com todo seu sofrimento e consequentemente, com todo o Amor! 
Teresa é santa por inteiro!
Que também nós, em nossa caminhada, possamos escolher sempre o todo que nos leva para o caminho de Deus. 
Que não aceitemos ser santos pela metade. 
Que Santa Teresinha nos ajude nessa jornada! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, Rogai por nós!

                                  

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Santa Teresinha e o Rosário

Dia de Nossa Senhora do Rosário

O rosário é uma homenagem a Nossa Senhora. Através dele contemplamos o rosto de Jesus quando passeamos por cada mistério meditado.
O terço ou rosário é uma oração recomendada pelos religiosos e de adesão de leigos. Cada ave maria rezada, corresponde a uma rosa a Nossa Senhora-por isso o nome rosário. 
Santos como São João Paulo II e São Pio Pietrelcina aconselhavam a oração do Santo Rosário como meio de se aproximar da Virgem Maria, desviar as tentações e contemplar o rosto de Jesus. 
Santa Teresinha tinha uma devoção imensa a Nossa Senhora e contemplava o rosário diariamente como forma de veneração de nossa mãe do céu. Embora tivesse muita dificuldade em se concentrar e muitas vezes, fosse vencida pelo cansaço e pelo sono. 
Entretanto, nada a impedia de rezar! Entregava sem cansaço também a Deus pelas mãos da Virgem Maria!
Mesmo vencidos por uma rotina cansativa podemos estar unidos a Deus. Mesmo distraídos, podemos estar perseverantes na oração! Basta um coração decidido amar a Deus. 
Que Santa Teresinha seja nosso modelo nessa jornada. Basta que a imitemos. 
Nossa Senhora do Rosário, Rogai por nós!
Santa Teresinha do Menino Jesus, Rogai por nós!



segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A família de Santa Teresinha

A família de Santa Teresinha era inteiramente devota, entregue a Deus. 
Zélia e Luís, pais de Santa Teresinha, queriam ser religiosos. Entretanto, não foram aceitos. 
Zélia era bordadeira e Luís, relojoeiro. No início, viveram como irmãos, até decidirem viver como casal. tiveram nove filhos. Dois meninos e Sete filhas. Desses, sobreviveram as cinco meninas: Maria, Paulina, Leônia, Celina e Teresa. Todas se dedicaram à vida religiosa. Era um casal abençoado religioso. 
Teresa era a caçulinha, tratada como uma " boneca", coberta de beijos por todos. Seu pai a chamava de "Sua Rainhazinha". 
Porém, Zélia, ficou seriamente doente- possuía um tumor fibroso. Sofria muito. Muito se preocupava com as cinco filhas. Rezava para que todas fossem " santas"...
Embora não fosse a feita a viagens, decidiu ir a Lourdes, clamava por um milagre. Deixou Teresa e Celina com Luís, em Alençon. Mas, não obteve melhora. 
Em 28 de Agosto de 1877, Zélia morre, deixando as cinco filhas com o Pai. 
Quando Zélia morreu, Lués tinha cinquenta e quatro anos. Decidiu, então, morar em Lisieux, cidade em que morava a família de sua esposa. 
O Sr. Martin assinou contrato de locação com os " Buissonnets". Morariam nessa residência por onze anos. 
A 15 de novembro de 1877, Luís Martin viaja com as cinco filhas, ainda de luto. 
Teresinha só veria sua terra natal seis anos após. Ela mesma diria anos após: " Como passaram rápidos os anos ensolarados da minha primeira infância!". 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!





 

sábado, 4 de outubro de 2014

A Virgem do Sorriso

Teresa e sua família sempre nutriram uma devoção especial à Nossa Senhora das Vitórias. Essa imagem acompanhou-os em todos os momentos de sua vida. 
Quando em 1883, Teresinha é acometida por uma terrível enfermidade, a família recorre à Virgem Maria para que interceda junto a Jesus pela sua cura. 
Sua irmã mais velha, Paulina entrara para o Carmelo de Lisieux e Teresa que a havia escolhido para ser sua "mamãe" na Terra, após a morte de sua mãe, sente-se órfã...seu corpo responde e Teresa fica gravemente doente. Uma doença nunca vista, segundo o médico que a diagnosticou. Todos esperavam pelo pior. Luis e suas filhas, irmãs de Teresa, fazem orações sem cessar a Nossa Senhora. 
E em 13 de Maio, Teresa é curada por intercessão de Nossa Senhora, que a visita através de um sorriso. 
O sorriso de bondade de ternura de Maria, cura Teresa. 
Que assim como Teresinha saibamos recorrer à nossa mãe do Céu a cada dificuldade que passarmos. 
Virgem Maria, rogai por nós! 
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós! 




sexta-feira, 3 de outubro de 2014

"Jesus é meu único Amor"

Essa é a frase escrita por Teresa no umbral da porta de sua própria cela.
Jesus nunca fora esquecido por Teresa. Ele sempre fora seu amor, desde a infância.
Jesus era uma constante na vida de Teresa. Por Ele entregou toda sua vida.
Mas só sente Jesus seu único amor, quem reconhece Jesus no próximo. Quem ao contemplar a face do próximo sofrido, contempla o próprio Jesus.
Em meio a uma terrível crise de fé, a ponto de se perguntar se existiria realmente um céu, Teresa reafirma seu amor a Jesus. Somente Jesus era seu amor. Um amor verdadeiro.
Que por intercessão de Santa Teresinha, saibamos repetir até mesmo em nossos momentos de descrença: "Jesus, Tu és meu único Amor!".
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A humildade de Santa Teresinha

Santa Teresinha soube viver a humildade com maestria.
Num mundo em que todos querem ser melhores e maiores, Santa Teresinha quis ser pequena. 
Fez-se quase imperceptível. Suas companheiras do Carmelo desconheciam sua santidade.
Ao morrer, na circular que percorreu os Carmelos participando sobre sua morte, uma irmã disse que não havia nada para se falar sobre ela.
Santa Teresinha queria aparecer unicamente para Jesus, seu esposo amado. Para Ele, anulou-se, deu sua vida inteira e por Ele, se entregou totalmente. Queria ser o " brinquedo" do Menino Jesus- sua " bolinha"- Ele faria dela o que quisesse e como quisesse.
Que Santa Teresinha nos ensine a ser humildes, vivendo o verdadeiro sentido do Evangelho de Jesus Cristo.
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Minha Vocação é o Amor!

Hoje Dia de Santa Teresinha ou Teresa de Lisieux

Filha de pais santos, Zélia e Luís, Teresinha desde muito cedo possuía características santas.
Aos quatro anos, já explicava porque Deus é Todo Poderoso. Perde sua mãe muito cedo, aos quatro anos e meio. Seu pai decide ir juntamente, com a família para Lisieux, cidade da família da esposa. Lá Santa Teresinha sente que Jesus lhe chama no deserto. Deserto esse que se figura no Carmelo de Lisieux. Aos quinze anos, entra, por permissão do Papa. Descobre o caminho da pequena Via- da infância espiritual-devemos ser como crianças nos braços do Pai. Devemos nos entregar sem medidas, no abandono. Devemos ser um brinquedo nas mãos do Menino Jesus, para que ele faça o que quiser de nós.
Sentia diversos carismas- ser apóstolo, profeta, mártir, sacerdote...mas como ser tudo isso sendo uma Carmelita? É simples...descobriu que o que une todas essas vocações é uma só: o AMOR.
Sendo assim, o amor é o que une todos...com o amor ela avança...segue por caminhos desconhecidos...o AMOR abrange todas as vocações!
Teresa de Lisieux morre aos vinte e quatro anos, vítima de tuberculose. Eram constantes os vômitos de sangue...um dia, com seu sangue, escreve o Credo...havia dado seu sangue, assim como os mártires que tanto desejara ser! Deus havia satisfeito seu desejo!
Torna-se uma santa conhecida- a maior Santa dos Tempos Modernos.
Em 1997, é declarada pela igreja Doutora da Igreja.
Santa Teresinha é modelo de santidade cotidiana e nos ensina que o amor é o caminho.
Santa Teresinha do Menino Jesus, Rogai por nós!