Em 13 de Maio de 1888, Teresinha estava muito doente, uma doença que a acometeu de forma muito violenta.
Sua mãe, Zélia, havia morrido e com sua morte, deixou cinco filhas, dentre elas, Teresinha que era a caçula.
Com a morte de sua mãe, Teresa escolheu Paulina como sua "mamãe"...os anos se passaram e Paulina sentiu que tinha vocação para a vida religiosa e a pobre Teresinha se sentiu mais uma vez, órfã e caiu em uma séria enfermidade. Tinha delírios, visões e gritava. Seu pai, Luis, não sabia mais o que fazer e recorreram à intercessão da Virgem Maria...somente ela para interceder e resolver tão difícil situação.
E o socorro veio...através de um sorriso! Maria sorriu para Teresinha e a pequena enferma ficou curada, para alegria de seu pai e de suas irmãs que rezavam aos pés da imagem de Nossa Senhora das Vitórias. O título de Nossa Senhora do Sorriso tem, por esse motivo, relação estreita com Santa Teresinha. A imagem original, a que se encontrava no quarto de Teresa nesse dia e que anos após, foi trazida para o Carmelo por Celina, encontra-se na capela do Carmelo de Lisieux.
Ganhei uma imagenzinha de Nossa do Sorriso...está no meu quarto...guardada com muito carinho...recordo desse fato e, através dele trago minhas duas devoções que me são muito queridas: Santa Teresinha e a Virgem Maria. Amo as duas!
Desejo que Elas intercedam junto a Jesus por nossas necessidades.
Nossa Senhora do Sorriso, rogai por nós!
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!